Mundo

Popularidade de Trump sobe após feriados de fim de ano

O nível passou de 36% antes do Natal a 40% depois do Ano Novo, segundo a empresa Gallup

Agência France-Presse
postado em 04/01/2018 08:39
O nível passou de 36% antes do Natal a 40% depois do Ano Novo, segundo a empresa Gallup

Washington, Estados Unidos - A popularidade do presidente americano aumentou levemente durante os feriados de fim de ano, o que levou os pesquisadores a questionar se Donald Trump - um assíduo do Twitter - é mais apreciado quando não está nos noticiários.

O nível passou de 36% antes do Natal a 40% depois do Ano Novo, segundo a empresa Gallup. Durante esse tempo, Trump permaneceu em sua mansão na Flórida, onde foi visto jogando golfe, sem protagonizar grandes manchetes.


Apesar de os dados continuarem sendo historicamente baixos para um presente nesse ponto de seu mandato, é o pico mais elevado desde junho de 2017. Isso alimenta a hipótese lançada por vários jornalistas: apesar de sua ânsia por ser o centro das atenções, talvez Trump devesse optar por uma estratégia mais discreta.

"É difícil comprovar", admite Kyle Kondik, analista político da Universidade de Virgínia. "Sua popularidade melhora um pouco quando ele não domina a atualidade", destacou.

Mas a especialista em pesquisas do HuffPost, Ariel Edwards-Levy, assinalou que, quando o país se viu afetado por uma série de furacões entre agosto e setembro do ano passado, dominando o noticiário mundial, sua popularidade era boa. A porta-voz de Trump na Casa Branca, Sarah Sanders, rejeitou a teoria associada ao silêncio. A seu ver, a elevação tem a ver com a reforma fiscal adotada antes do Natal, a primeira grande vitória do presidente no Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação