Mundo

Ex-presidente sul-coreana é acusada de desviar fundos secretos

Park teria recebido todos os meses, entre 2013 e meados de mediados de 2016, entre 47.000 e 188.000 dólares do serviço nacional de inteligência, o NIS

Agência France-Presse
postado em 04/01/2018 11:51
A ex-presidente sul-coreana Park Geun-Hye

Seul, Coreia do Sul -
A destituída presidente sul-coreana Park Geun-Hye, que está sendo julgada por corrupção, foi também acusada nesta quinta-feira (4/1) de desviar milhões de dólares de fundos secretos procedentes dos serviços de inteligência do país, informou a imprensa local.

Park teria recebido todos os meses, entre 2013 e meados de mediados de 2016, entre 47.000 e 188.000 dólares do serviço nacional de inteligência, o NIS.

Estas somas eram entregues, segundo a imprensa, pelos agentes da inteligência a conselheiros de Park e procediam dos fundos especiais que os serviços inteligência podem usar sem prestar contas a ninguém. A ex-presidente teria usado esse dinheiro com gastos pessoais, como aplicação de Botox, roupas de grife e presentes para amigos.

Park, a primeira presidente da Coreia do Sul, foi destituída pelo parlamento em 9 de dezembro de 2016, uma decisão confirmada em março pelo Tribunal Constitucional, e acusada em abril por um escândalo de corrupção no qual estão envolvidas grandes companhias do país, como Samsung.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação