Mundo

Resgate de mais dois corpos aumenta a 52 os mortos em acidente no Peru

Os dois corpos são de mulheres e foram identificados por familiares, assegurou o Ministério do Interior no Twitter

Agência France-Presse
postado em 04/01/2018 17:48

Os dois corpos são de mulheres e foram identificados por familiares, assegurou o Ministério do Interior no Twitter

Os socorristas encontraram nesta quinta-feira (4/1) dois novos corpos perto do ônibus que caiu em um precipício em uma rodovia costeira do Peru, elevando a 52 o número de mortos no acidente, informou a Polícia.

Os dois corpos são de mulheres e foram identificados por familiares, assegurou o Ministério do Interior no Twitter.

"O procurador Fernando Escobar Arrese está na área do acidente para fazer a retirada dos corpos de duas vítimas do sexo feminino, encontrados esta manhã perto do ônibus acidentado", detalhou a Procuradoria peruana no Twitter.

Os corpos foram encontrados na metade do precipício de 110 metros de altitute por equipes de resgate que vasculhavam a zona na qual o veículo caiu no mar na terça-feira, enquanto passava por Pasamayo, ao norte de Lima.

As autoridades ainda devem remover e retirar a carroceria do ônibus, onde se especula que algum corpo possa ter ficado preso. As ondas que alcançam os restos do ônibus virado dificultavam essa tarefa.

Um relatório policial concluiu que a maior responsabilidade do acidente recai no motorista do caminhão que ocasionou a batida "por ter invadido parcialmente a pista contrária pode onde o ônibus da empresa San Martín se deslocava".

Como consequência do acidente, há dois detidos: o motorista do caminhão e um homem que furtava pertences das vítimas no local, disse a Procuradoria.

No ônibus viajavam dois tripulantes e mais de 50 passageiros, dos quais somente seis sobreviveram. Do total de mortos, cerca de 30 foram identificados e seus restos entregues a seus familiares.

Os trabalhos de resgate estão a cargo de mais de 200 efetivos da Polícia, do Exército e da Marinha.

A estrada de Pasamayo, que é um desvio da rota Panamericana, tem 20 quilômetros de comprimento e 52 curvas sinuosas, margeando o mar e é perigosa pela densa névoa que a cobre.

No entanto, é uma via muito transitada por caminhões e ônibus, ao ligar Lima com o chamado Norte Chico, pois os carros circulam pela rota Panamericana.

Após o acidente, o governo ordenou nesta quinta-feira restringir temporariamente a circulação de ônibus pela via de Pasamayo e agora deverão usar a Panamericana, segundo uma resolução publicada no Diário Oficial.

Além disso, o Ministério de Transportes decidiu alargar a perigosa via.

Mais de 2.600 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Peru em 2016, segundo as últimas cifras oficiais. Os dados de 2017 ainda não foram publicados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação