Mundo

EUA suspende 'assistência de segurança' ao Paquistão

O presidente americano, Donald Trump, já havia indicado, na segunda-feira, a suspensão da ajuda ao Paquistão, acusando Islamabad de abrigar extremistas violentos e de mentir sobre a questão

Agência France-Presse
postado em 05/01/2018 08:26
Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos suspenderam sua "assistência de segurança" às forças paquistanesas, informou nesta quinta-feira (4/1) o departamento de Estado, que exige uma "ação decisiva" de Islamabad contra os grupos talibãs que operam no país.

A porta-voz Heather Nauert não precisou o valor da verba suspensa, mas esclareceu que não faz parte dos 255 milhões de dólares em ajuda militar já adiados. "Hoje podemos confirmar que suspendemos a assistência de segurança ao Paquistão neste momento", declarou a porta-voz.

[SAIBAMAIS]"Até que o governo paquistanês adote uma ação decisiva contra os talibãs afegãos e o grupo Haqqani, que consideramos que desestabilizam a região e estão contra o pessoal americano, os Estados Unidos suspenderão sua assistência de segurança ao Paquistão", disse Nauert.


Há algum tempo se suspeita que a rede extremista liderada por Sirakhudin Haqqani, ligado aos talibãs afegãos, mantém vínculos com os serviços secretos paquistaneses. O presidente americano, Donald Trump, já havia indicado, na segunda-feira, a suspensão da ajuda ao Paquistão, acusando Islamabad de abrigar extremistas violentos e de mentir sobre a questão.

"Os Estados Unidos deram ao Paquistão mais de 33 bilhões de dólares em ajuda durante os últimos 15 anos e eles não nos devolveram nada além de mentiras...", disse Trump em seu primeiro tuíte de 2018. Agora, o departamento de Estado foi instruído a suspender a entrega de "verbas de apoio à coalizão", estabelecidas para reembolsar os gastos do Paquistão com operações antiterroristas.

Funcionários americanos acusam os paquistaneses de ignorar e inclusive colaborar com grupos que lançam operações no Afeganistão a partir de zonas "seguras" ao longo da fronteira entre dois países. Estes grupos ameaçam o governo afegão apoiado pelos Estados Unidos e têm atacado e matado militares americanos enviados ao país após os ataques do 11 de Setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação