Mundo

Venezuela diz ao Itamaraty que estado de saúde de brasileiro preso é boa

Jonatan Diniz seria membro de uma ONG filantrópica que atua no país vizinho ao Brasil. A família do rapaz estava sem notícias dele desde o último 26 de dezembro

postado em 05/01/2018 17:18
Jonatan Diniz seria membro de uma ONG filantrópica que atua no país vizinho ao Brasil. A família do rapaz estava sem notícias dele desde o último 26 de dezembro
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela confirmou ao Itamaraty que o brasileiro Jonatan Moisés Diniz, de 31 anos, detido em um edifício de segurança em Caracas, está "em um bom estado de saúde". A família do rapaz, que seria membro de uma ONG filantrópica no país, estava sem notícias dele desde o último 26 de dezembro.
Em nota, o Itamaraty disse também que a Embaixada do Brasil em Caracas reiterou o pedido de autorização para visita consular ao cidadão brasileiro, "o que poderia ocorrer nas próximas horas". A área consular do órgão afirmou ainda que está em contato com a família do rapaz para informá-la sobre a situação.
Em 30 de dezembro, o Ministério das Relações Exteriores já estava em negociação com o governo venezuelano para tentar sua liberação. Segundo agências internacionais de notícias, a prisão de Jonatan, ocorrida na semana do Natal, foi anunciada pelo deputado Diosdado Cabello, um dos principais nomes do governo Nicolás Maduro. À época, o Itamaraty explicou que não divulgaria informações pessoais sobre o caso em respeito à privacidade do brasileiro.

Jonatan seria membro de uma ONG filantrópica que atua na Venezuela. No entanto, após o anúncio de sua prisão, o deputado chavista acusou a entidade de atuar, na prática, como uma "organização criminosa com tentáculos internacionais;.

Os governos brasileiro e venezuelano estão em crise diplomática desde a semana passada, quando o embaixador do Brasil em Caracas foi declarado persona non grata pela Assembleia Nacional Constituinte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação