Mundo

Nova colisão entre trens causa 200 feridos na África do Sul

Os dois trens trafegavam na mesma direção e na mesma linha e colidiram no início da manhã em uma estação em Germiston (norte), perto de Joanesburgo, informou a Agência de Segurança Ferroviária (RSR)

Agência France-Presse
postado em 09/01/2018 16:10

Os dois trens trafegavam na mesma direção e na mesma linha e colidiram no início da manhã em uma estação em Germiston (norte), perto de Joanesburgo, informou a Agência de Segurança Ferroviária (RSR)

Uma colisão entre dois trens de passageiros nesta terça-feira (9/1) na África do Sul deixou mais de 200 feridos, a maioria sem gravidade, menos de uma semana após outro acidente que fez 19 mortos.

Os dois trens trafegavam na mesma direção e na mesma linha e colidiram no início da manhã em uma estação em Germiston (norte), perto de Joanesburgo, informou a Agência de Segurança Ferroviária (RSR).

No total, 226 pessoas ficaram "ligeiramente ou moderadamente" feridas no acidente, segundo a RSR.

De acordo com os primeiros elementos da investigação, a colisão aconteceu em razão de um "erro humano" que permitiu que o segundo trem entrasse na estação na mesma via que o precedente.

Na quinta-feira passada, uma colisão entre um trem e um caminhão em uma passagem de nível causou 19 mortes e mais de 200 feridos no centro do país, de acordo com um boletim final divulgado no sábado.

O choque provocou o descarrilamento e o incêndio de vários vagões.

A RSR deve apresentar na quarta-feira os primeiros resultados de suas investigações sobre as causas do acidente. A polícia também abriu uma investigação que se concentra no motorista de caminhão, acusado pelo ministro dos Transportes, Joe Maswanganyi, de "assumir riscos".

De acordo com a RSR, ele não estava sob a influência de álcool.

Após estes dois acidentes, o principal partido de oposição sul-africano, a Aliança Democrática (DA), pediu que o governo realize uma inspeção completa na rede ferroviária sul-africana, lamentando "a falta de investimento em segurança ferroviária", segundo o deputado Manny De Freitas.

O ministro dos Transportes, Maswanganyi, respondeu que 5,6 bilhões de rands (380 milhões de euros) foram orçados de 2015 a 2018 para modernizar a sinalização da rede.

De acordo com a RSR, os acidentes envolvendo trens deixaram 495 mortos e 2.079 feridos durante o ano fiscal 2016-17.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação