Mundo

Nevou no Saara e um fotógrafo fez imagens impressionantes do fenômeno

Meteorologista consultada pelo Correio explica que a nevasca pode ter sido causada por uma massa de ar frio vinda da Europa

Fernando Jordão
postado em 09/01/2018 16:14
Meteorologista consultada pelo <b>Correio</b> explica que a nevasca pode ter sido causada por uma massa de ar frio vinda da Europa
Nevou no deserto do Saara. É isso mesmo. Nevou em um dos lugares mais quentes do planeta. As imagens ; tão belas quanto raras ; do fenômeno foram registradas por um fotógrafo amador argelino e têm feito sucesso nas redes sociais.

"Hoje, da minha cidade de Ain Sefra [no noroeste da Argélia]. A única na Argélia que reúne quatro pinturas contrastantes: a cidade é coberta por dunas, seguida pela floresta e pelas montanhas", publicou Karim Bouchetata na manhã do último domingo (7/1).

De acordo com o jornal britânico The Independent, a neve não durou muito tempo. Por conta do aumento da temperatura ao longo do dia, ela acabou desaparecendo por volta das 17h (horário local). Ainda segundo a publicação, nevascas no Saara são raras, mas já aconteceram antes. Esta, por exemplo, seria a terceira vez que o fenômeno ocorreu nos últimos 40 anos em Ain Sefra, cidade conhecida como "o portão do deserto".
[FOTO1085383]

Procurado pela reportagem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a nevasca, possivelmente, foi provocada por uma intensa massa de ar frio e seco vinda da Europa.

"Assim como o nosso organismo, a atmosfera busca o equilíbro. Há um excesso de calor nas regiões equatoriais [próximas à Linha do Equador] e um deficit nas polares. Pra compensar isso é que surgem os sistemas metereológicos, como as frentes frias e, na retaguarda, as massas de ar, que são potencializadas no inverno [o hemisfério Norte do planeta está no inverno neste momento]", detalhou a meteorologista Morgana Almeida. "Além disso, neste ano, temos a influência do fenômeno La Niña, que interfere em todo o planeta", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação