Diário de Pernambuco
postado em 16/01/2018 12:04
[FOTO1]
Após visitar a cidade de Mairiporã, local que já teve vítimas fatais de febre amarela, um holandês voltou ao seu país apresentando sintomas da doença ainda no Brasil. Segundo o Departamento de Virologia da Universidade de Erasmus, onde o homem de 46 anos foi atendido e foi confirmada a conmtração de febre amarela. Ele não estava vacinado contra a doença, mas já se recupera.
Os sintomas apresentados pelo homem começaram no dia 7 deste mês, ele teve febre de 40 graus, dores de cabeça e musculares, náusea, vômitos e diarreia. A confirmação do vírus foi feita após repetidos exames na Universidade, o que propiciou aos cientistas seuquenciarem o genoma do vírus.
São Paulo é classificado como área de risco
A Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou todo o estado de São Paulo como área de risco de Febre amarela nesta terça-feira(16/1). O surto já atinge alguns estados do sul do país, mas o crescimento nas ocorrências e o potencial de alastração na localidade chama atenção.
[SAIBAMAIS]A vacinação contra o vírus está sendo recomendada para todos que pretendem viajar para o estado.
Além disso, as precauções contra o contato com o mosquito devem ser reforçadas, como o uso de repelentes e de roupas menos abertas especialmente nas crianças. Em caso de sintomas, a organização recomenda uma ida ao posto de saúde.
A secretaria da Saúde de São Paulo já confirmou 21 mortes por febre amarela no intervalo de um ano.