Mundo

Queda de helicóptero militar mata ao menos sete na Colômbia

O helicóptero, um MI-17 com matrícula EJC 3380, caiu quando levava a equipe da Aviação do Exército entre os municípios de Caucasia e Segovia

Agência France-Presse
postado em 16/01/2018 18:03
Um helicóptero militar de fabricação russa caiu nesta terça-feira (16/1) no noroeste da Colômbia e ao menos sete de seus 10 ocupantes morreram, informou o Exército.
"Lamentavelmente sete dos ocupantes faleceram e o trabalho de buscas dos outros três continua", segundo um comunicado oficial.

O helicóptero, um MI-17 com matrícula EJC 3380, caiu quando levava a equipe da Aviação do Exército entre os municípios de Caucasia e Segovia, no departamento de Antioquia (norte).

"Que dor o falecimento de tripulantes e passageiros de um helicóptero militar", escreveu em sua conta no Twitter o presidente Juan Manuel Santos. "Acompanho de coração os familiares das vítimas. Toda a minha solidariedade".

As autoridades não se pronunciaram imediatamente sobre as causas do acidente.

"Nossas tropas estão na área adiantando trabalhos de recuperação de tripulação e passageiros. Iniciadas as investigações para determina a causa", escreveu em suas redes sociais o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.

O helicóptero caiu em um local rural da cordilheira central dos Andes, onde operam grupos traficantes de drogas e rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN).

No momento do suposto acidente eram registrados chuviscos e havia nebulosidade.

"O mais provável é que tenha sido pelo tempo ruim", disse à AFP um oficial do Exército sob condição de anonimato.

No helicóptero viajavam quatro tripulantes - dois oficiais e dois suboficiais - e seis ocupantes, incluindo dois civis que faziam parte da equipe de manutenção de combustíveis da aviação militar.

Em outubro, 10 pessoas ficaram feridas pela queda de um helicóptero militar tipo Huey II, de fabricação americana, perto de Bello, também em Antioquia.

Em junho de 2016, 17 militares morreram em um acidente com outro helicóptero militar MI-17 no centro da Colômbia, atribuído ao mau tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação