Agência France-Presse
postado em 16/01/2018 18:16
O Exército dos Estados Unidos estão se preparando "muito seriamente" para uma possível guerra com a Coreia do Norte, afirmou na terça-feira (16/1) um legislador americano, embora tenha desejado que estes preparativos não sejam postos em prática.
"A administração examina muito seriamente as opções militares que poderiam entrar em jogo com relação à Coreia do Norte", disse a jornalistas Mac Thornberry, presidente da comissão das Forças Armadas da Câmara de Representantes.
"Os treinamentos são muito sérios", acrescentou. "O exército tem preparativos em curso e tomara que não sejam necessários".
O secretário da Defesa, Jim Mattis, insistiu em que os esforços para resolver a crise norte-coreana devem ser principalmente diplomáticos, mas também afirmou que o Pentágono deve estar preparado para qualquer eventualidade.
As tensões com Pyongyang pioraram no ano passado após a proliferação do lançamento de mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar uma ogiva nuclear e atingir o território americano. Foram abrandadas com as conversações que começaram há uma semana entre Seul e Pyongyang.