Um termômetro instalado no ano passado para atrair a atenção de turistas em Oymyakon, na região siberiana de Yakutia, na Rússia, simplesmente parou após a temperatura registrar abaixo de -62;C. A aldeia cujo nome significa "lugar onde os peixes passam o inverno" ou "pedaço de água não congelado"... congelou! Fotos das consequências do fenômeno estão viralizando na internet esta semana.
[VIDEO2]
Segundo o jornal on-line britânico The Independent, a temperatura mais fria já registrada em uma área permanentemente habitada foi de -68;C, justamente em Oymyakon, em 1933. O recorde de congelamento em área não-habitada, no entanto, ocorreu na Antártida, em 2013, quando a Nasa registrou -94,7;C, com base em dados de satélite.
[VIDEO1]
As cerca de 500 pessoas que vivem (ou sobrevivem) na aldeia de Oymyakon não deixaram que a geada os impedisse de ter uma rotina normal. O frio também não barrou os visitantes russos, tampouco estrangeiros, de curtir a "gelada". Anastasia Gruzdeva, uma mulher de 24 anos de idade de Yakutsk, cidade a mais de 900km de distância de Oymyakon, postou várias fotos no Instagram da aldeia. Uma delas, que mostra os cílios da jovem congelados, foi compartilhada diversas vezes na web.
[VIDEO3]
Um vídeo no Twitter também mostrou a coragem de turistas chineses que resolveram tirar as roupas e brincar nas águas congelantes do lugar. Veja:
[VIDEO4]