Mundo

Rússia lança 11 satélites sem incidentes a partir de nova base

Rusia, que em 2017 lançou 19 satélites segundo a agência de notícias RIA Novosti, ambiciona lançar 150 satélites até 2025, apesar de uma série de problemas que afetaram a reputação do setor espacial do país

Agência France-Presse
postado em 01/02/2018 10:56
[VIDEO1]

Moscou, Rússia - A Rússia lançou com sucesso nesta quinta-feira (1/2) 11 satélites de sua nova base de Vostochny, no extremo oriente russo, depois de vários contratempos desde sua inauguração, anunciou a agência espacial russa.

Às 3H07 GMT (1H07 de Brasília), um foguete Soyuz-2.1a "decolou com êxito do cosmódromo Vostochny e tudo funcionou sem incidentes", anunciou a agência. O foguete transportava dois satélites russos de observação da Tierra, Kanopus-V (n;3 e n;4), e nove pequenos satélites americanos e alemães.


Rusia, que em 2017 lançou 19 satélites segundo a agência de notícias RIA Novosti, ambiciona lançar 150 satélites até 2025, apesar de uma série de problemas que afetaram a reputação do setor espacial do país. No fim de dezembro, a Rússia perdeu brevemente contato com o primeiro satélite angolano de telecomunicações,. lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Em 28 de novembro, a agência espacial russa perdeu contato com o satélite meteorológico Meteor e vários pequenos satélites depois do lançamento da base de Vostochny, que a longo prazo deve substituir o de Baikonur. A construção da base de Vostochny custou entre 5 e 6,6 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação