Mundo

Caminhoneiro que danificou Linhas Nazca, no Peru, deve responder à Justiça

Motorista saiu da rodovia e entrou na área arqueológica apesar da sinalização. Caminhão deixou marcas profundas no local histórico

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/02/2018 11:12
[FOTO1]
A autoridades peruanas pedem a prisão do caminhoneiro que danificou as milenares Linhas Nazca. Na terça-feira (30/1), o Ministério da Cultura do Peru comunicou que o motorista será acusado criminalmente. Os milenares geoglifos do sul do Peru foram afetados após a passagem de um caminhão que entrou ilegalmente neste sítio Patrimônio da Humanidade.

O veículo entrou no Pampas de Nazca no sábado (27/1), na altura do quilômetro 424 da Rodovia Panamericana Sul, apesar da sinalização, "afetando a superfície do pampa, incluindo parte de três geoglifos de linhas retas", indicou o ministério em uma nota. "Os vigilantes do ministério da Cultura, encarregados deste sítio arqueológico, detiveram o infrator, apresentando queixa à Polícia Nacional do Peru de Nazca", afirmou.



[SAIBAMAIS]"O caminhão deixou marcas profundas em seu caminho em uma área aproximada de cerca de 100 metros", acrescenta a nota. As Linhas Nazca já foram afetadas anteriormente. Em setembro de 2015, um sujeito entrou e escreveu seu nome em um dos geoglifos, e foi preso e colocado à disposição da justiça.

Em 2014, ativistas do Greenpeace entraram neste Patrimônio da Humanidade, na área onde o geoglifo de colibris está localizado, e colocaram 45 telas amarelas com a mensagem: "Time for Change! The future is renewable, Greenpeace" (Tempo de mudança! O futuro é renovável, Greenpeace). O ato aconteceu durante a Conferência da ONU sobre o clima realizada em Lima, em dezembro de 2014.

As Linhas de Nazca são geoglifos de mais de 2.000 anos de idade com figuras geométricas e de animais, que só podem ser apreciadas do alto. Seu real significado é um enigma: alguns pesquisadores as consideram um observatório astronômico e outros um calendário.

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação