Jornal Correio Braziliense

Mundo

No Twitter, Trump ataca sistema de saúde pública britânico

Trump irritou os britânicos com comentários polêmicos no Twitter, especialmente quando replicou propaganda anti-muçulmana de um grupo extremista e quando discutiu com o prefeito de Londres


A primeira-ministra conservadora Theresa May foi a primeira a visitar a Casa Branca quando Trump assumiu o cargo em janeiro de 2017. Ela o convidou para uma visita de Estado, ansiando sua cumplicidade quando o país se prepara para romper com a União Europeia (UE).

Esta viagem - diferentemente da visita que Trump suspendeu recentemente para inaugurar a embaixada americana em Londres - não foi oficialmente anulada. Mas segue sem data, apesar das visitas de Estado serem preparadas com grande antecedência em razão de todo o protocolo envolvido.

Trump irritou os britânicos com comentários polêmicos no Twitter, especialmente quando replicou propaganda anti-muçulmana de um grupo extremista e quando discutiu com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, depois de um ataque terrorista. Não está claro por que Trump escolheu atacar o NHS dois dias após os protestos de Londres.

As tentativas de Trump de reverter a reforma da saúde de seu antecessor, Barack Obama, conhecido como Obamacare, fracassaram duas vezes, antes que seu partido conseguisse eliminar um elemento-chave do plano, o chamado "mandato individual".

Uma possível explicação para a crítica de Trump foi uma aparição televisiva de Nigel Farage, um dos políticos britânicos a favor da saída da UE e amigo pessoal do presidente. Na Fox News, Farage questionou a viabilidade dos cuidados de saúde universais e responsabilizou os imigrantes pela situação do NHS.