Mundo

Nicolás Maduro participará de cúpula das Américas no Peru

Maduro, que completa em 14 de abril cinco anos de sua eleição, poderia encontrar durante a cúpula o americano Donald Trump, que o acusa de ter estabelecido uma ditadura na Venezuela

Agência France-Presse
postado em 06/02/2018 16:13
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Caracas, Venezuela -
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, participará da Cúpula das Américas em Lima, em abril, depois de receber um convite do peruano Pedro Pablo Kuczynski, informou nesta terça-feira (6/2) o governo de Caracas.

Maduro participará do encontro para "defender a soberania da nossa América Latina e Caribe e para se encontrar com o povo combativo do Peru", indicou o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, no Twitter.

[SAIBAMAIS]O ministro publicou um fac-símile do convite assinado por Kuczynski, com quem Maduro mantém tensas relações após a expulsão mútua de seus representantes diplomáticos em agosto passado.

"É um prazer me dirigir ao senhor a fim de estender-lhe um cordial convite para participar da VIII Cúpula das Américas", que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, indica a carta. Kuczynski enfatiza que a presença de Maduro "será crucial para alcançar os resultados" esperados.

Maduro, que completa em 14 de abril cinco anos de sua eleição, poderia encontrar durante a cúpula o americano Donald Trump, que o acusa de ter estabelecido uma ditadura na Venezuela. O líder venezuelano, por sua vez, assegura que Trump está por trás de um complô da oposição para afundar a economia do país e derrubá-lo.

Trump não confirmou seu comparecimento à reunião, mas na segunda-feira seu secretário de Estado, Rex Tillerson, minimizou em Lima a possibilidade de um encontro com Maduro.

"O importante é realizarmos uma cúpula muito bem-sucedida, que não haja outras questões que possam nos distrair e que possamos discutir como fortalecer a governança e lutar contra a corrupção", disse Tillerson, referindo-se à possibilidade de Caracas usar o fórum para tratar outros temas.

De acordo com o chefe da diplomacia americana, seu país não descarta a aplicação de sanções às exportações de petróleo da Venezuela, do qual é seu principal cliente, pelo que Maduro respondeu que está pronto para enfrentar um embargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação