Mundo

Terremoto em Taiwan: autoridades confirmam seis mortos e 200 feridos

Terremoto que atingiu cidade de Hualien sacudiu um prédio de 12 andares, destruindo toda sua parte inferior. Autoridades suspenderam buscas temporariamente devido medo de que o resto do edifício desabe

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 07/02/2018 13:19
Anthony Wallace/ Agência France-Presse
Taipé, Taiwan - Já subiu para seis o número de mortos e 200 o de feridos em decorrência do terremoto que atingiu a cidade Hualien, em Taiwan, nessa terça-feira (6/2). O sismo, que provocou o desabamento de um hotel e causou danos em outros edifícios, foi de magnitude 6,4.
[SAIBAMAIS]Nessa quarta-feira (7/2), as equipes de resgate procuravam por pessoas presas em escombros. Os esforços estavam concentrados em um edifício de 12 andares que teve sua parte de baixo destruída. O prédio também abrigava um restaurante, lojas e um hotel.
Segundo os bombeiros, seis pessoas morreram em toda a cidade e 88 ainda estavam desaparecidas. Dos 213 moradores, dez foram salvos. As buscas foram temporariamente suspensas no início da tarde, devido ao temor do desabamento total da construção. Engenheiros se esforçavam para consolidar a estrutura com blocos de concreto e vigas de aço.
Um morador relatou que viu o edifício balançar. "Vi o primeiro andar desabar. E então todo o resto começou a pender e o quarto andar se tornou o primeiro", explicou Lu Chih-son, de 35 anos, que assistiu ao resgate de cerca de 20 pessoas.
Chen Chih-wei, de 80 anos, dormia em seu apartamento no último andar no momento do terremoto. "Minha cama ficou na vertical. Estava dormindo e de repente fiquei de pé", explicou.
[FOTO1100728]

Rastros

Outros cinco edifícios, entre eles um hospital, também foram afetados. As imagens de uma emissora de televisão mostravam rodovias cheias de escombros e rachaduras.
A cidade portuária de Hualien fica próximo da conhecida Taroko e é um dos locais mais turísticos de Taiwan, por onde passa uma pitoresca ferrovia da costa leste.
Este terremoto aconteceu quase dois anos após um outro de magnitude similar, que sacudiu a cidade de Tainan, deixando mais de cem mortos.
Com informações da Agência France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação