Mundo

Trump causa polêmica ao querer realizar desfile militar em Washington

A ideia do presidente norte-americano não foi vista com bons olhos tanto por parlamentares republicanos quanto democratas. "Idiota e autoritária" descreveu o legislador Keith Ellison no Twitter

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/02/2018 09:24
Donald Trump pode ordenar um desfile ao pentágono sem a necessidade de permissão ou debate
Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, protagonizou nessa quarta-feira (7/2) uma nova polêmica com sua intenção de celebrar um grande desfile militar, ideia recebida com pouco entusiasmo pelos republicanos e criticada pelos democratas.
A Casa Branca e o Departamento de Defesa confirmaram que já começaram a planejar o evento, embora ainda não tenham fixado uma data.
O jornal The Washington Post, que vazou a informação na noite de terça-feira (6/2), afirmou que "a ordem foi direta". "Quero um desfile como o da França", exigiu o presidente. Entretanto, sua iniciativa recebeu um fraco apoio, inclusive entre os legisladores de seu partido.
[SAIBAMAIS]Para o senador conservador Lindsey Graham a parada faz sentido, mas só apoiaria um desfile em que pudesse exibir os homens mulheres estadunidenses e dizer a eles ;obrigado;. "Não estou pensando em um desfile com exibição de armas ao estilo soviético. Não somos isso", disse.
Já o legislador democrata Keith Ellison não poupou críticas, e descreveu Trump no Twitter como "nosso Exaltado Líder", afirmando que a ideia é "idiota e autoritária".
A legisladora Jackie Speier, acredita que "se está gerando um Napoleão" na presidência.
Embora a Casa Branca tenha confirmado o pedido do presidente, sua porta-voz Sarah Sanders especificou que a ideia está "em discussão" e as opções estão sendo exploradas.

Pompa e circunstância

O presidente exigiu um desfile como o que assistiu na França em julho do ano passado, no ano passado, a convite de Emmanuel Macron. Do palanque, na Champs Elysées de Paris, não ocultou sua admiração pelo pomposo desfile de tropas e aviões da Força Aérea sobrevoando a multidão.
Meses mais tarde, o líder norte-americano sugeriu a possibilidade de celebrar algo similar no dia 4 de julho -dia em que os Estados Unidos comemoram sua independência- na Avenida Pensilvânia, onde fica a Casa Branca, para demonstrar o "poderio militar" do país.
Como comandante-chefe das Forças Armadas americanas, Trump pode ordenar ao Pentágono que organize um desfile, sem que haja necessidade de debater a questão.
O último desfile militar na capital americana ocorreu em 1991, depois da Primeira Guerra do Golfo, durante o qual foram exibidos mísseis e tanques.
Com informações da Agência France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação