Mundo

Porto Rico fica às escuras após explosão em subestação

A estata indicou que o interruptor 36210 de Monacillos sofreu uma avaria, que ocasionou uma explosão e prejudicou o fornecimento das unidades na Central San Juan e Palo Seco

Agência France-Presse
postado em 12/02/2018 09:59
San Juan, Porto Rico -Grande parte da área metropolitana de San Juan e uma faixa de municípios no norte de Porto Rico ficaram às escuras na noite deste domingo, após uma explosão numa subestação, cinco meses depois que dois furacões destruíram o sistema elétrico da ilha.

A estatal Autoridade de Energia Elétrica (AEE) indicou que o interruptor 36210 de Monacillos sofreu uma avaria, que ocasionou uma explosão e prejudicou o fornecimento das unidades na Central San Juan (sul) e Palo Seco (norte).

"Temos funcionários trabalhando nas unidades para restabelecer o sistema o quanto antes", informou a empresa, acrescentando que o serviço foi afetado em municípios da área metropolitana, bem como da zona central, como Caguas e Juncos.

Segundo a AEE, foram reportadas falhas nas unidades 6 e 9 da Central San Juan, que cortaram o fornecimento de eletricidade a setores da área metropolitana.

A prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, publicou no Twitter que bombeiros estavam em Monacillos, onde ocorreu a explosão, e que não houve feridos.

O aeroporto internacional informou que opera com o auxílio de geradores e manteve os voos previstos.

O apagão acontece no momento em que cerca de 500 mil do 1,6 milhão de clientes da AEE ainda estão sem energia elétrica, desde a passagem dos furacões Irma e Maria, que atingiram duramente Porto Rico em setembro de 2017, destruindo grande parte de sua infraestrutura.

O engenheiro da AEE tuitou que "o apagão é sério, afeta todo o norte; religar as centrais e unidades levará facilmente de 8 a 16 horas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação