Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado suicida deixa 19 mortos na Nigéria

Além dos mortos, 22 dos 70 feridos se encontram em estado crítico

Pelo menos 19 pessoas morreram em um ataque suicida cometido em um mercado de peixes na Nigéria, um triplo atentado atribuído ao Boko Haram - afirmou, neste sábado (17/2), uma milícia que luta contra esse grupo islamita.

Segundo um dos chefes dessas milícias, Babakura Kolo, o atentado aconteceu ontem, por volta das 20h30 locais (17h30, horário de Brasília), em Konduga, no nordeste do país. A localidade fica a 35 quilômetros de Maiduguri, capital do estado de Borno.

De acordo com Babakura Kolo e Musa Ari - duas lideranças da milícia que luta, ao lado do Exército, contra o grupo extremista nigeriano -, os suicidas eram homens.

"Temos 19 mortos e cerca de 70 feridos. Dois deles atacaram o mercado de peixe Tashan Kifi e, quatro minutos depois, um terceiro agiu perto dali", declarou Kolo. "As vítimas são 18 civis e um soldado", completou.

Tashan Kifi é um lugar que funciona de restaurante, de mercado e de lazer para os moradores.

Segundo Musa Ari, 22 dos 70 feridos se encontram em estado crítico. "Não tem nenhuma dúvida sobre quem está por trás disso: Boko Haram atacou Konduga em várias ocasiões", acrescentou.

O Exército e a Polícia do estado de Borno, epicentro de uma rebelião sangrenta do Boko Haram, ainda não reagiram. O conflito deixou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

As Forças Armadas e o governo da Nigéria anunciaram várias vezes que os extremistas estavam muito perto de serem derrotados. Eles continuam, porém, cometendo atentados suicidas e ataques em aldeias isoladas, ou na periferia de grandes cidades.