Jornal Correio Braziliense

Mundo

Treze pessoas morrem em acidente de helicóptero após terremoto no México

O ministro e outros funcionários do governo tinham viajado à zona de Pinotepa em uma missão de avaliação de eventuais danos provocados pelo sismo

Um total de 13 pessoas, entre elas três crianças, morreram na queda de um helicóptero que transportava o secretário de Governança do México à zona mais próxima ao epicentro do sismo que sacudiu o país nessa sexta-feira (16/2). O acidente deixou, além dos mortos, cerca de 15 feridos. "Foram levantados os corpos de 12 pessoas: cinco mulheres, duas meninas e um menino. Outra pessoa morreu no Hospital de Jamiltepec", informou a promotoria de Oaxaca em um comunicado.

Na noite de sexta-feira, o ministro, Alfonso Navarrete, que saiu ileso do incidente, disse à rede Televisa que todos os passageiros da aeronave estavam com vida, alguns com ferimentos, e que os mortos eram pessoas que se encontravam em terra esperando a aterrissagem da aeronave.

Navarrete, o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, e outros funcionários do governo tinham viajado à zona de Pinotepa em uma missão de avaliação de eventuais danos provocados pelo terremoto, de 7.0 graus, ocorrido horas antes. A apenas 40 metros do ponto de pouso, o piloto perdeu o controle e a aeronave despencou, relatou Navarrete à rede Televisa na noite de sexta-feira. O helicóptero esmagou um veículo que se encontrava em solo e havia sido enviado para transportar as autoridades mexicanas.

Oaxaca, junto com Chiapas, ambos no sudeste do México, sofreram um tremor devastador em 7 de setembro passado que deixou um saldo de uma centena de mortos.

Sobre o forte movimento telúrico registrado na sexta-feira, o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) situou o epicentro a 37 km de Pinotepa de Don Luis, a uma profundidade de 24,6 km, enquanto o Serviço Sismológico mexicano o situou a 11 km da mesma comunidade e a uma profundida de 12 km. Não há relatos de vítimas pelo tremor.