Publicidade

Correio Braziliense

Treze pessoas morrem em acidente de helicóptero após terremoto no México

O ministro e outros funcionários do governo tinham viajado à zona de Pinotepa em uma missão de avaliação de eventuais danos provocados pelo sismo


postado em 17/02/2018 15:32 / atualizado em 17/02/2018 16:39

A 40 metros de aterrissar, o piloto perdeu o controle e a aeronave despencou(foto: AFP/PATRICIA CASTELLANOS )
A 40 metros de aterrissar, o piloto perdeu o controle e a aeronave despencou (foto: AFP/PATRICIA CASTELLANOS )
Um total de 13 pessoas, entre elas três crianças, morreram na queda de um helicóptero que transportava o secretário de Governança do México à zona mais próxima ao epicentro do sismo que sacudiu o país nessa sexta-feira (16/2). O acidente deixou, além dos mortos, cerca de 15 feridos. "Foram levantados os corpos de 12 pessoas: cinco mulheres, duas meninas e um menino. Outra pessoa morreu no Hospital de Jamiltepec", informou a promotoria de Oaxaca em um comunicado.

Na noite de sexta-feira, o ministro, Alfonso Navarrete, que saiu ileso do incidente, disse à rede Televisa que todos os passageiros da aeronave estavam com vida, alguns com ferimentos, e que os mortos eram pessoas que se encontravam em terra esperando a aterrissagem da aeronave.

Navarrete, o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, e outros funcionários do governo tinham viajado à zona de Pinotepa em uma missão de avaliação de eventuais danos provocados pelo terremoto, de 7.0 graus, ocorrido horas antes. A apenas 40 metros do ponto de pouso, o piloto perdeu o controle e a aeronave despencou, relatou Navarrete à rede Televisa na noite de sexta-feira. O helicóptero esmagou um veículo que se encontrava em solo e havia sido enviado para transportar as autoridades mexicanas.

Oaxaca, junto com Chiapas, ambos no sudeste do México, sofreram um tremor devastador em 7 de setembro passado que deixou um saldo de uma centena de mortos.

Sobre o forte movimento telúrico registrado na sexta-feira, o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) situou o epicentro a 37 km de Pinotepa de Don Luis, a uma profundidade de 24,6 km, enquanto o Serviço Sismológico mexicano o situou a 11 km da mesma comunidade e a uma profundida de 12 km. Não há relatos de vítimas pelo tremor. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade