Mundo

Japão detecta possível violação das sanções contra a Coreia do Norte

Foi detectado um intercâmbio entre um navio marcado com caracteres chineses e uma embarcação norte-coreana, informou o ministério japonês

Agência France-Presse
postado em 21/02/2018 06:52
Tóquio, Japão - O Japão informou que detectou novos movimentos suspeitos de violar as sanções contra Pyongyang impostas pela ONU, depois de observar um intercâmbio entre um navio marcado com caracteres chineses e uma embarcação norte-coreana, informou o ministério japonês das Relações Exteriores. Este incidente é o terceiro apontado por Tóquio desde o início do ano.

[SAIBAMAIS]Na sexta-feira, um avião militar japonês observou o "Yu Jong 2", um petroleiro norte-coreano, navegando ao lado de uma embarcação de nacionalidade desconhecida em alto mar, indicou o ministério japonês em um comunicado.

O incidente aconteceu a 250 quilômetros da cidade chinesa de Xangai. O barco sem bandeira tinha quatro caracteres chineses "Min Ning De You 078" que podem ser transcritos como "Província Fujian, cidade Ningde, petroleiro 078", informou o ministério. "Depois de uma avaliação completa, o governo japonês suspeita fortemente que estes realizaram um intercâmbio entre os barcos", algo proibido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Tóquio relatou o incidente ao Conselho de Segurança da ONU. O incidente acontece no momento em que a atenção global está voltada para a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang (Coreia do Sul), uma aposta diplomática do isolado regime liderado por Kim Jong Un.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação