Publicidade

Correio Braziliense

Japão detecta possível violação das sanções contra a Coreia do Norte

Foi detectado um intercâmbio entre um navio marcado com caracteres chineses e uma embarcação norte-coreana, informou o ministério japonês


postado em 21/02/2018 06:52

Tóquio, Japão - O Japão informou que detectou novos movimentos suspeitos de violar as sanções contra Pyongyang impostas pela ONU, depois de observar um intercâmbio entre um navio marcado com caracteres chineses e uma embarcação norte-coreana, informou o ministério japonês das Relações Exteriores. Este incidente é o terceiro apontado por Tóquio desde o início do ano. 

Na sexta-feira, um avião militar japonês observou o "Yu Jong 2", um petroleiro norte-coreano, navegando ao lado de uma embarcação de nacionalidade desconhecida em alto mar, indicou o ministério japonês em um comunicado. 

O incidente aconteceu a 250 quilômetros da cidade chinesa de Xangai. O barco sem bandeira tinha quatro caracteres chineses "Min Ning De You 078" que podem ser transcritos como "Província Fujian, cidade Ningde, petroleiro 078", informou o ministério. "Depois de uma avaliação completa, o governo japonês suspeita fortemente que estes realizaram um intercâmbio entre os barcos", algo proibido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. 

Tóquio relatou o incidente ao Conselho de Segurança da ONU. O incidente acontece no momento em que a atenção global está voltada para a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang (Coreia do Sul), uma aposta diplomática do isolado regime liderado por Kim Jong Un.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade