Mundo

Passaporte brasileiro falso foi utilizados por Kim Jong-un, diz agência

O pai do ditador, Kim Jong-il também teria usado documentos brasileiros para poder entrar em países ocidentais

Fernanda Soraggi*
postado em 28/02/2018 17:41
O ditador Kim Jong-un
O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un e seu falecido pai Kim Jong-il utilizaram passaportes brasileiros falsos para poderem entrar em países ocidentais na década de 90. A informação foi divulgada pela agência Reuteres na terça-feira (28/2).

Os documentos constam que Kim Jong-il, antigo líder que faleceu em 2011, teve seu nome alterado para Ijong Tchoi. Já o atual ditador Kim Jong-un foi identificado como Josef Pwag. A imagem mostra que o passaporte tinha validade de 10 anos.

No passaporte consta que Kim Jong-il nasceu no dia 4 de abril de 1940 em São Paulo. Mas, na realidade, o líder nasceu no dia 16 de fevereiro de 1941. Kim Jong-Un, que na época era adolescente, seu nascimento consta ser no dia 1; fevereiro de 1983, em São Paulo. Todavia não se sabe exatamente quando o atual ditador nasceu.
[FOTO2]
;Eles usaram passaportes brasileiros para tentar obter vistos;, disse à agência uma fonte de segurança do Ocidente, que preferiu não ser identificada. Outras quatro fontes asseguraram sobre a informação em relação os vistos.

A agência Reuters afirmou que apenas recebeu as fotos dos passaportes, não podendo confirmar se os mesmos foram adulterados. Também não há confirmação se os dois conseguiram vistos com estes passaportes para visitarem os países.

Em 2011, um dos maiores jornais japoneses ;Yomiuri Shimbun; divulgou que Kim Jong-un visitou a Disney em Tóquio, em 1991, usando um passaporte brasileiro. De acordo com o jornal, o ditador chegou a permanecer onze dias no país.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil foi contactado, porém afirmaram que o caso ainda está sendo investigado.
*Estagiária sob supervisão de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação