Mundo

Vítima de violência doméstica pelo ex-namorado disputa eleições na Itália

Lucia Annibali foi desfigurada com ácido pelo ex-namorado, em 2013, mas deu a volta por cima e decidiu dedicar sua vida à luta contra violência machista

Agência France-Presse
postado em 02/03/2018 11:49
Lucia aceitou se lançar como candidata na cidade Parma, nas eleições legislativas
Parme, Itália - Sua vida mudou em questão de segundos, em uma tarde de abril de 2013, quando foi desfigurada com ácido por ordem do ex-namorado.

Depois dessa atrocidade, Lucia Annibali, uma advogada de 40 anos que não se deu por vencida, decidiu dedicar sua vida à luta contra a violência machista e, por isso, aceitou se lançar como candidata em Parma (norte da Itália), nas eleições legislativas do próximo domingo.

Em uma campanha dominada pelo tema dos imigrantes e da insegurança, Lucia, nascida em Urbino (centro), representa o rosto mais real e concreto da violência de gênero, do assédio, da perseguição e das ameaças sofridas por milhares de mulheres na Itália e no mundo.

"Esperamos que uma mulher que demonstrou essa capacidade para voltar a começar a própria vida saiba usar esse potencial para a política", diz à AFP Enrico Bruschi, dono de uma farmácia do centro da cidade.

Na encantadora cidade de Emilia-Romagna, bastião histórico da esquerda, Lucia Annibali se apresenta sob a bandeira da formação de centro-esquerda, o Partido Democrático, atualmente no poder.

[SAIBAMAIS]"Depois daquele ataque, eu comecei a pensar na melhor maneira de reorientar minha vida", diz à AFP essa mulher que se tornou símbolo de coragem e de resistência.

"Tinha de fazer um melhor uso do meu ofício de advogada e entendi que o compromisso político podia ser o correto", disse.

Novo desafio

A decisão de se apresentar em Parma foi mais fácil do que pensava: ela deve a vida a essa cidade. Ela foi salva quando a internaram em um pavilhão de queimados na tarde de 16 abril de 2013, depois que dois albaneses jogaram ácido sulfúrico em seu rosto. Eles receberam 2.000 euros de seu ex-namorado para executar o serviço.

"Sentia que meu rosto se corroía, não podia deixar de gritar. Sentia milhares de bolhas nas minhas bochechas e lembro que pensei em tirar a pequena jaqueta de couro que eu vestia para evitar que estragasse, como se isso fosse importante", lembra.

A investigação judicial chegou rapidamente à verdade e, em 2016, um tribunal condenou o ex-namorado, Luca Varani, a 20 anos de prisão. Os albaneses tiveram uma sentença de 12 anos de prisão cada.

Desde o final de 2016, Lucia Annibali trabalha como assessora do Ministério para a Igualdade das Mulheres e das Oportunidades.

"Estou pronta para algo novo", garante a advogada, que se submeteu a 20 intervenções para tentar reconstruir o rosto. Apesar de tudo, ela ainda leva as marcas da agressão.

Armadas de coragem

Segundo o primeiro estudo europeu publicado em 2014 pela Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia (UE), na Itália, 27% das mulheres acima de 15 anos já sofreram violência física ou sexual.

Uma número abaixo da média europeia, que é de 33%. Em países como Dinamarca, chega a 52%; Finlândia, a 47%; França e Reino Unido, a 44%.

Para os autores do relatório, são números relativos, já que, em boa parte dos países do sul da Europa, as mulheres ficam em silêncio e temem denunciar a violência sofrida.

Várias pesquisas realizadas na Itália mostram uma brecha significativa entre o número de mulheres que confessam terem sido vítimas de violência e abusos de gênero e as que chegam a apresentar denúncia.

"Agora, fala-se muito desses casos na Itália, porque as mulheres, nos últimos anos, seguiram o exemplo de outras mulheres e se armaram de coragem para falar", explica Lucia Annibali, que contou sua história em uma biografia publicada em 2014.

Desde o início, a advogada permitiu que tirassem fotos de seus olhos inchados e irritados, dos enxertos de pele, dos lábios corroídos.

Baseado em sua vida, um filme para a televisão teve quase cinco milhões de telespectadores.

"Minha vida mudou positivamente após a agressão", reconhece Lucia.

"É que recuperar a visão, como me acaba de acontecer, ou reaprender a comer, são todas conquistas que fazem você apreciar a vida e seu verdadeiro valor", explicou ela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação