Mundo

Líder opositora pede a renúncia do presidente do Peru

Keiko Fujimori pediu que o presidente renuncie antes que o Congresso debata um novo pedido de impeachment

Agência France-Presse
postado em 07/03/2018 10:43
O pedido de destituição do presidente inclui denúncias sobre o recebimento de 300 mil dólares para sua campanha de 2011 da Odebrecht,
Lima, Peru - Keiko Fujimori, líder do partido de oposição Força Popular, pediu ao presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski que renuncie antes que o Congresso debata um novo pedido de impeachment relacionado a casos de suposta corrupção com a empreiteira brasileira Odebrecht.

"Diante desta situação tão complexa, com sérios questionamentos contra o presidente da República, acredito que deve se afastar", disse Keiko Fujimori em entrevista ao canal ATV.

"Eu acredito que Pedro Pablo Kuczynski deveria renunciar", completou.

Fujimori disse que a renúncia de Kuczynski permitiria ao vice-presidente Martín Vizcarra assumir o governo e completar o mandato de cinco anos, que termina em julho de 2021.

O partido Força Popular deve anunciar nesta quarta-feira (7/3) se apoia o novo pedido de vacância apresentado por dois partidos de esquerda.

A filha mais velha do ex-presidente Alberto Fujimori, que foi indultado por Kuczynski no Natal, afirmou que seu partido não pede novas eleições e defendeu uma eventual gestão de Vizcarra.

Na semana passada, o ex-representante da Odebrecht no Peru, Jorge Barata, afirmou em São Paulo a procuradores peruanos que a empresa destinou 1,2 milhão à campanha de Keiko Fujimori em 2011, o que ela nega.

Kuczynski evitou um pedido de afastamento em 22 de dezembro, quando um pedido de vacância apoiado pela Força Popular não obteve o número de votos necessário.

Na votação de dezembro, o presidente peruano recebeu o apoio fundamental de Kenji Fujimori, irmão de Keiko, que conseguiu convencer 10 deputados da Força Popular a votar contra a destituição. Este grupo se afastou do partido de Keiko e acabou com a maioria parlamentar que a formação tinha até então.

Em seguida, o presidente anunciou um polêmico indulto humanitário para o ex-presidente Alberto Fujimori, que cumpria uma pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade.

O novo pedido de destituição contra Kuczynski, de 79 anos, inclui novas denúncias de sua suposta relação com a Odebrecht, como a de que teria recebido 300 mil dólares para sua campanha de 2011, o que o presidente nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação