Mundo

Europa se prepara para retaliação contra produtos americanos

A ideia é que, além de um impacto comercial, o protecionismo da Casa Branca também tenha consequências políticas

Agência Estado
postado em 09/03/2018 08:59
Na estratégia para pressionar o governo de Donald Trump, a Europa se prepara para apresentar retaliações contra produtos americanos fabricados nos estados que são base eleitoral dos republicanos e nas regiões de origem de lideranças do partido do presidente. Nessa quinta-feira (8/3), a Casa Branca anunciou medidas protecionistas ao setor siderúrgico.

Na formulação de uma ampla lista de produtos emblemáticos americanos que seriam alvo de retaliação, os europeus incluíram as motos Harley Davidson Inc, fabricadas no Estado de Wisconsin, base eleitoral do presidente do Congresso , o republicano Paul Ryan.

[SAIBAMAIS]A ideia é que, além de um impacto comercial, o protecionismo da Casa Branca também tenha consequências políticas. O eleitorado justamente que votou por líderes republicanos seriam os primeiros a sofrer algum tipo de prejuízo.

Outros produtos afetados ainda viriam de Estados com forte produção agrícola, também com forte apoio ao Partido Republicano Um dos bens sob ameaça ainda seriam bebidas como o uísque bourbon, fabricado no estado de Kentucky. O local é a base eleitoral de Mitch McConnell, líder da maioria republicana no Senado.

Ao Estado, um negociador europeu explicou que houve um cuidadoso mapeamento de quais produtos seriam sensíveis politicamente para Trump e seu partido. A lista conta com um terço de bens industriais, um terço de agrícola e o outro terço do setor siderúrgico.

O objetivo é de que, pressionados por seu eleitorado, o Partido Republicano possa influenciar Trump a desistir do caminho protecionista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação