Mundo

Putin afirma que não mudará a constituição para permanecer no poder

Vladimir Putin tentará o quarto mandato na presidência da Rússia neste mês

Agência France-Presse
postado em 10/03/2018 15:36
Moscou, Rússia - O presidente russo Vladimir Putin, grande favorito para ser reeleito em 18 de março para um quarto mandato, afirmou neste sábado (10/3) que não tem a intenção de mudar a constituição para permanecer no Kremlin após 2024.

"Eu nunca mudei a constituição, não fiz para meu benefício e não tenho tais planos agora", declarou em entrevista ao canal americano NBC.

O presidente russo foi questionado sobre o interesse de seguir o exemplo do presidente chinês, que aspira mandatos ilimitados.

Alguns críticos acusam Putin, eleito pela primeira vez em 2000 e que aspira o quarto mandato, de querer permanecer no poder por tempo indeterminado.

Em 2008, Putin se tornou primeiro-ministro, mas manteve o controle sobre o poder, ao colocar um protegido, Dmitri Medvedev, na presidência. Putin retornou ao Kremlin em 2012, apesar dos protestos organizados pela oposição.

Vladimir Putin afirmou que desde o ano 2000 pensa em um potencial sucessor.

"Não tem problema pensar, mas no fim será o povo russo que decidirá", declarou.

Ao ser questionado sobre seu principal opositor, Alexei Navalny - que não pode ser candidato por uma condenação judicial que ele considera orquestrada pelo Kremlin -, Vladimir Putin se recusou a citar seu nome, como sempre faz em público. Preferiu falar de "algumas forças políticas".

Estas forças "expõem os problemas e isto é algo bom, algo justo. Mas não é suficiente para o desenvolvimento do país (...) Chamar a atenção para os problemas não é apenas insuficiente, é inclusive perigoso, e pode levar a uma certa destruição. E nós precisamos de criação", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação