Publicidade

Correio Braziliense

Queda de avião próximo ao aeroporto de Katmandu, no Nepal, deixa 49 mortos

Os serviços de emergência do Nepal já recuperaram os corpos dos destroços do avião, anunciou o porta-voz do governo


postado em 12/03/2018 07:42 / atualizado em 12/03/2018 11:08

O avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines transportava 67 passageiros e quatro membros da tripulação(foto: Saroj BASNET / AFP)
O avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines transportava 67 passageiros e quatro membros da tripulação (foto: Saroj BASNET / AFP)
 
Katmandu, Nepal - Um avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines caiu nesta segunda-feira (12/3), com 71 pessoas a bordo, perto do aeroporto de Katmandu, deixando ao menos 49 mortos - anunciaram as autoridades.

"Quarenta pessoas morreram no local do acidente, e nove morreram em dois hospitais em Katmandu", disse à AFP o porta-voz policial Manoj Neupane.

O avião, que transportava 67 passageiros e quatro membros da tripulação, caiu em um campo de futebol perto do único aeroporto internacional do país.

Entre os passageiros estavam 33 nepaleses, 32 bengaleses, um chinês e um maldivo, indicou à AFP um porta-voz da companhia aérea, Kamrul Islam.

As causas do acidente ainda não foram determinadas, mas, de acordo com uma declaração das autoridades aeroportuárias, o avião estava "fora de controle" pouco antes do pouso.

Segundo testemunhas, a aeronave caiu ao realizar uma segunda tentativa de pouso.

As imagens divulgadas mostravam pedaços do avião incendiado que os socorristas tiveram de cortar, procurando vítimas.

O porta-voz do Exército, Gokul Bhandaree, afirmou que, de agora em diante, "as chances de encontrar alguém vivo são escassas, porque o avião pegou fogo severamente".

Colunas de fumaça podiam ser vistas subindo do campo de futebol onde a aeronave caiu.

Imagens postadas no Facebook mostravam a coluna de fumaça atrás da pista de aterrissagem, onde outra aeronave estava esperando.

Os veículos dos serviços de emergência pareciam mergulhar na fumaça, enquanto testemunhas do acidente filmavam a cena com seus telefones celulares.

A aeronave era um turboélice Bombardier Dash 8 Q400, de acordo com Mahbubur Rahman, do Ministério da Aviação Civil.
 
Ver galeria . 7 Fotos O avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines transportava 67 passageiros e quatro membros da tripulaçãoNittin Keyal/AFP
O avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines transportava 67 passageiros e quatro membros da tripulação (foto: Nittin Keyal/AFP )
 
O avião tinha 17 anos, segundo o site de rastreamento de voos em tempo real Flightradar24, com sede na Suécia.

A US-Bangla Airlines é uma companhia aérea privada, lançada em julho de 2014. Seu primeiro voo internacional foi para Kathmandu em maio de 2016. A companhia aérea opera voos para o sul e para o sudeste da Ásia, assim como para o Oriente Médio.

O aeroporto de Katmandu foi reaberto depois de ter sido fechado brevemente após o acidente - momento em que os voos de chegada tiveram de ser desviados.

O Nepal sofreu vários desastres aéreos nos últimos anos, o que afetou severamente a indústria do turismo.

A maioria desses acidentes foi atribuída a problemas de inexperiência dos pilotos e de manutenção e gerenciamento.

Em fevereiro de 2016, um Twin Otter da companhia aérea Tara Air caiu no remoto distrito de Myagdi, no Himalaia, a uma altitude de cerca de 4.900 metros, matando 23 passageiros e a tripulação a bordo.
 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade