Publicidade

Correio Braziliense

Imprensa russa acusa Theresa May de 'envenenar' relações com Moscou

May anunciou uma série de sanções contra a Rússia, entre elas a expulsão de 23 diplomatas russos e a interrupção dos contatos bilaterais, ao considerar Moscou culpado pela morte de ex-espião


postado em 15/03/2018 09:34

Moscow, Rússia - A imprensa russa acusou a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quinta-feira (15/3), de "envenenar" as relações com Moscou, depois do anúncio feito pela Grã-Bretanha de uma série de sanções contra a Rússia em resposta ao envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra.

"Theresa May envenenou as relações entre Moscou e Londres", dizia a manchete do Nezavissimaïa gazeta, enquanto o oficial Rossiïskaïa gazeta classificou de "reação nervosa" as medidas anunciadas pela dirigente britânica que "escolheu a confrontação com Moscou".

"A crise nas relações entre Moscou e Londres alcançou um novo ápice", constatou o jornal Kommersant, que condena as autoridades britânicas por "buscarem respostas tóxicas" para o envenenamento do ex-espião russo.


De acordo com o jornal Izvestia, a Rússia "responderá no mínimo de maneira simétrica à expulsão dos 23 diplomatas russos".

"Mas a reação russa pode ser até mais global", afirma o jornal, citando fontes diplomáticas.

Na quarta-feira, May anunciou uma série de sanções contra a Rússia, entre elas a expulsão de 23 diplomatas russos e a interrupção dos contatos bilaterais, considerando Moscou "culpado" do envenenamento em seu território do ex-espião russo Serguei Skripal, de 66 anos, e de sua filha Yulia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade