Mundo

Chefe da diplomacia norte-coreana se reúne com primeiro-ministro sueco

Acredita-se que os líderes discutiram, entre outros assuntos, sobre o possível encontro entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Agência France-Presse
postado em 16/03/2018 11:19
lider norte-coreano e homens entrando num carro
Stockholm, Suécia - O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, que está em Estocolmo para reuniões com o governo sueco em plena distensão entre o Ocidente e Pyongyang, se reuniu nesta sexta-feira (16/3) com o primeiro-ministro Stefan L;fven.

"Tiveram uma reunião. Não podemos dizer nada sobre seu conteúdo", afirmou à AFP o porta-voz de L;fven, Jonatan Holst.

Ri Yong Ho desembarcou na quinta-feira (15/3) à noite na capital sueca com o subdiretor do departamento América do Norte de seu ministério, Choe Kang Il, após uma escala em Pequim.

Ele jantou com sua colega sueca, Margot Wallstr;m, antes de retornar à embaixada norte-coreana sem fazer declarações.

De acordo com o governo sueco, Ri e seus interlocutores devem abordar a desnuclearização da península coreana e um possível encontro entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Oficialmente, as consultas devem terminar nesta sexta-feira, mas de acordo com a imprensa sueca o ministro norte-coreano permanecerá na Suécia até domingo.

A Suécia, membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (período 2017-2018), dirige a mediação na qualidade de representante dos interesses dos Estados Unidos, Canadá e Austrália em Pyongyang.

Após meses de tensão e ameaças de guerra ao redor do programa nuclear de Pyongyang, uma reunião entre Donald Trump e Kim Jong Un pode acontecer até o fim de maio, anunciou na semana passada uma fonte do governo sul-coreano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação