Mundo

Homem armado faz reféns no sul da França e deixa mortos e feridos

Ao que tudo indica o sequestro é um ato terrorista, pois o criminoso afirmou pertencer ao grupo Estado Islâmico

Agência France-Presse
postado em 23/03/2018 09:03
Policiais bloqueiam o acesso à cidade de Trebés, onde ocorre o sequestro
Paris, França - Ao menos três pessoas morreram e duas ficaram feridas nesta sexta-feira (23/2) na tomada de reféns em um supermercado da localidade de Tr;bes (sul da França), de acordo com um balanço provisório, informou à AFP uma fonte próxima à situação.
"Uma grande parte dos funcionários e clientes do Super U conseguiram escapar. Um oficial da gendarmeria de serviço está atualmente em contato com o agressor", acrescentou a fonte.

A justiça antiterrorista assumiu a investigação do ataque, que o primeiro-ministro francês Edouard Philippe classificou como "sério". As forças de segurança responderam a dois incidentes separados na manhã desta sexta-feira, um no supermercado de Tr;bes e o segundo na cidade vizinha de Carcassonne, onde um policial foi ferido a tiros.

Em Tr;bes, um homem entrou às 7h15 de Brasília em um supermercado da rede SuperU e foram ouvidos tiros. Uma testemunha disse que o homem gritou "Alá Akbar" ao entrar no estabelecimento, segundo uma fonte das forças de segurança. O criminoso afirmou que pertence ao grupo Estado Islâmico (EI), segundo fontes judiciais.

As autoridades locais anunciaram no Twitter que a área estava isolada e pediram à população que "facilite o acesso às forças de segurança". Se o vínculo com o EI for confirmado, este ataque seria o primeiro desta dimensão desde a eleição do presidente Emmanuel Macron em maio do ano passado.

A tomada de reféns acontece com a França ainda em estado de alerta, após a série de atentados desde o ataque contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo em janeiro de 2015, que deixou 12 mortos. A onda de atentados extremistas deixou 238 mortos e centenas de feridos em 2015 e 2016. Vários ataques ou tentativas de ataques apontaram contra militares ou policiais.

Sequestrador é suspeito de atirar em policial

O carro do homem que atirou em um policial em Carcassonne, no sul da França, foi encontrado no estacionamento do supermercado de Tr;bes, onde pessoas são mantidas como reféns - informou à AFP uma fonte ligada ao caso.

Um policial foi ferido com tiros no ombro quando voltava da corrida com colegas perto do batalhão de Carcassonne, por volta das 6h30, em Brasília). Ele foi levado para o hospital e não corre risco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação