Agência France-Presse
postado em 26/03/2018 09:03
Singapura - A Uber vendeu nesta segunda-feira (26/3) suas atividades no sudeste asiático para sua rival regional Grab, um acordo que representa uma nova saída da empresa americana de serviços de veículos com motorista de um mercado internacional muito competitivo.
A Grab adquiriu as atividades de transporte e de entrega de comida da Uber no sudeste asiático, em troca de uma participação de 27,5% para a empresa com sede na Califórnia, informou o grupo com sede em Singapura.
Para a Uber, esta é a maior retirada de um mercado no qual a empresa americana enfrentava uma grande concorrência, exatamente no momento em que o novo CEO do grupo, Dara Khosrowshahi, tenta limitar as importantes perdas e superar uma série de escândalos.
Após outra dura batalha na Ásia, a Uber vendeu em 2016 suas atividades na China para a rival Didi Chuxing, em troca de uma participação, e no ano passado a empresa americana anunciou uma fusão na Rússia com o grupo de internet Yandex.
O acordo com a Grab é similar ao assinado com a Didi e encerra anos de luta por uma parte do mercado do sudeste asiático, uma região com 650 milhões de habitantes e uma classe média em expansão.
"A aquisição marca o início de uma nova era", afirmou o CEO da Grab, Anthony Tan.
Khosrowshahi destacou as vantagens para a Uber: "Este acordo é uma prova do excepcional crescimento da Uber no sudeste asiático nos últimos cinco anos. Isto nos ajudará a trabalhar com mais empenho em nossos projetos de crescimento".
Como parte do acordo, o CEO da Uber integrará o conselho de administração da Grab.
A empresa com sede em Cingapura, criada em 2012, tem 2,1 milhões de motoristas em Mianmar, Cingapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Camboja e Filipinas.