Mundo

EUA expulsam 60 'espiões' russos e fecham consulado da Rússia em Seattle

A ação faz parte de um gesto coordenado com outros países ocidentais pelo ataque químico contra um ex-espião russo no Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 26/03/2018 10:50
Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (26/3) a expulsão de 60 "espiões" russos e o fechamento do consulado da Rússia em Seattle como parte de um gesto coordenado com outros países ocidentais pelo ataque químico contra um ex-espião russo no Reino Unido.

Em uma nota oficial, a Casa Branca informa que a ação foi adotada "em conjunto com nossos aliados da Otan", acrescentando que Washington está disposto a construir melhores relações com Moscou, mas que isso só será possível "com uma mudança no comportamento do governo da Rússia".

Simultâneo ao anúncio americano, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, informou que 14 países da União Europeia decidiram nesta segunda-feira expulsar diplomatas russos.

"Concretamente, 14 países da UE decidiram expulsar diplomatas russo", declarou Tusk em Varna, na Bulgária, onde deve participar de uma reunião dos líderes da UE com o presidente turco Recip Tayyip Erdogan.

"Medidas adicionais, incluindo novas expulsões, não estão excluídas nos próximos dias e (próximas) semanas", acrescentou Tusk.

Entre os países que anunciaram a expulsão de diplomatas russos, estão Alemanha (quatro expulsos), França (quatro), República Tcheca (três), Itália (dois), Dinamarca (dois), Ucrânia (treze) e Polônia (quatro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação