Mundo

Emirados Árabes anunciam que seu primeiro reator nuclear está pronto

A usina a oeste de Abu Dhabi está sendo construída pelo consórcio liderado pela Korea Electric Power Corporation (KEPCO)

Agência France-Presse
postado em 26/03/2018 18:24
Os Emirados Árabes Unidos disseram nesta segunda-feira (26/3) que um dos quatro reatores nucleares de sua primeira usina está pronto, conforme o país avança para se tornar a primeira nação árabe a produzir energia atômica.

O anúncio foi feito após o presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in e o príncipe da coroa de Abu Dhabi Mohammed bin Zayed visitaram a usina de 20 bilhões de dólares de Barakah, anunciou a agência estatal de notícias WAM.

A usina a oeste de Abu Dhabi está sendo construída pelo consórcio liderado pela Korea Electric Power Corporation (KEPCO).

O xeque Mohammed descreveu como uma conquista "histórica" para o setor energético dos Emirados Árabes Unidos, que é rico em petróleo e gás, mas deseja ampliar outras fontes de energia.

Os Emirados Árabes anunciaram que o primeiro reator iniciaria as operações em 2017, mas a data foi adiada.

A Emirates Nuclear Energy Corporation, que supervisiona o programa nuclear, está esperando aprovação de autoridades regulatórias para começar a operar.

As energias nucleares e renováveis, que atualmente correspondem a uma pequena parcela das fontes de energia da federação, devem representar cerca de 27% da necessidade energética dos Emirados Árabes até 2021.

O segundo reator está 92% completo, o terceiro 81% e o quarto 66%, de acordo com a WAM.

Quando estiverem completamente operativos, os quatro reatores vão produzir 5.600 megawatts de eletricidade, cerca de 25% da demanda do país, segundo o Ministério de Energia.

Os Emirados Árabes almejam continuar diversificando, para atingir sua meta de 50% de energia limpa até 2050.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação