Mundo

Aprovação popular de Trump sobe a 42%, segundo pesquisas

A avaliação positiva do presidente americano aumentou de 35% para 42% de fevereiro a março

Agência France-Presse
postado em 29/03/2018 13:00
Donald TrumpWashington, Estados Unidos - A aprovação do presidente Donald Trump subiu para 42%, de acordo com duas pesquisas recentes, um aumento que pode ser devido a dados econômicos mais otimistas dos Estados Unidos, embora a popularidade do líder republicano ainda seja menor do que a de seus antecessores.

A avaliação positiva de Trump aumentou de 35% para 42% de fevereiro a março, de acordo com levantamento mensal divulgado nesta quinta-feira pela CNN e outro estudo realizado em conjunto pela Associated Press (AP) e o Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos da NORC.

As duas pesquisas têm uma margem de erro de %2b/- 3,7-4,2 pontos percentuais.

A administração da maior economia do mundo continua a ser o ponto forte do magnata imobiliário que virou presidente: mais americanos (48%) agora aprovam como ele lida com a economia, contra 45% que desaprovam, de acordo com a pesquisa da CNN.

Os cortes de impostos adotados pelo Congresso em dezembro também foram um ponto decisivo para Trump: 46% dos americanos entrevistados aprovam a política fiscal do presidente, revela o estudo da AP-NORC.

A aparente tendência ascendente nos índices de aprovação de Trump não aparece na pesquisa semanal da Gallup, onde aparece desde maio do ano passado com uma aprovação de 40%.

Em comparação, após 430 dias no cargo, o democrata Barack Obama obteve uma taxa de aprovação de 49% em março de 2010, o republicano George W. Bush 79% (no período pós 11 de setembro) em março de 2002 e Bill Clinton tinha 51% em março de 1994.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação