Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jovem morto por policiais nos EUA levou oito tiros, diz família

Stephon Clark foi morto por policiais na Califórnia em 18 de março

Stephon Clark, um jovem negro morto por policiais na Califórnia em 18 de março passado, levou oito tiros, todos nas costas e de lado - informaram os advogados da família nesta sexta-feira (30/3), com base nos resultados de uma necropsia independente.

O estudo foi conduzido pelo patologista Bennet Omalu, que indicou que a vítima não teve qualquer perfuração frontal e que levou "entre três e 10 minutos" para morrer.

"Durante toda a interação, estava de costas para os policiais, não de frente", disse ele em entrevista coletiva em Sacramento.

"Pode-se concluir, razoavelmente, que recebeu sete disparos (somente) nas costas", acrescentou.

Clark foi velado na quinta-feira, quase duas semanas depois de sua morte, em 18 de março, um domingo, quando a Polícia respondeu a uma chamada de emergência sobre um homem que havia quebrado a janela de carros em um bairro na capital da Califórnia.

Os oficiais consideraram-no o principal suspeito e o perseguiram. Tudo foi gravado em vídeo de um helicóptero e através de câmeras nos uniformes dos agentes.

O vídeo mostra o jovem correndo e buscando abrigo no nos fundos da casa de seus avós, onde morava.

Os policiais dizem "mostre suas mãos" e imediatamente gritam "Arma, arma, arma". Nesse momento, disparam 20 vezes. Ao revistar o corpo, os agentes encontraram apenas um celular iPhone.

"A proposta de que estava de frente para os oficiais é inconsistente com a evidência forense", indicou o especialista.

A morte do jovem afro-americano nas mãos da Polícia deflagrou uma onda de protestos em Sacramento.

Clark "morreu em mais um assassinato sem sentido da Polícia sob circunstâncias questionáveis", indicou o conhecido advogado de direitos civis Benjamin Crump, que representa a família da vítima.