Publicidade

Correio Braziliense

Afegãos fazem greve de fome em protesto por paz em reduto talibã

Neste sábado, pelo menos quatro homens em greve de fome foram levados a um hospital, desidratados pelo forte calor


postado em 31/03/2018 13:37 / atualizado em 31/03/2018 15:03

(foto: Noor Mohammad/AFP)
(foto: Noor Mohammad/AFP)

 
Lashkar Gah, Afeganistão - Dezenas de afegãos estão reunidos desde o início da semana em uma manifestação pela paz em Lashkar Gah, capital da província de Helmand, reduto talibã no sul do país, em uma iniciativa incomum da sociedade civil após décadas de conflito.

Entre os manifestantes, 50 estavam em greve de fome, mas o forte calor levou o grupo a desistir da estratégia neste sábado, após a intervenção de vários religiosos.

Pelo menos sete homens, desidratados, foram levados a um hospital, informou à AFP o secretário de Saúde da província, Aminullah Abed.

Os manifestantes foram apoiados por dezenas de pessoas - incluindo mulheres que desafiam as proibições desta região conservadora - cansadas da guerra.

Desde segunda-feira, dezenas de pessoas se reuniram no local que foi cenário de um atentado que deixou 13 mortos em 23 de março, no centro de Lashkar Gah.

Dez dos 14 distritos de Helmand estão sob controle talibã. Lashkar Gah, administrada pelo governo, é alvo frequente de atentados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade