Mundo

Trump diz que México não controla a fronteira e ameaça o Nafta

Os comentários do domingo de Páscoa na rede Twitter vieram em aparente resposta ao movimento de centenas de centro-americanos em todo o México

Agência France-Presse
postado em 01/04/2018 14:55

Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o México neste domingo de fazer "muito pouco" para deter o fluxo de pessoas na fronteira com os Estados Unidos, e, em represália, ameaçou atacar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), atualmente em renegociação.

Seus comentários do domingo de Páscoa na rede Twitter vieram em aparente resposta ao movimento de centenas de centro-americanos em todo o México em uma caravana chamada "Via Crucis Migrante 2018" que partiu dias atrás rumo à fronteira com os Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]"O México está fazendo muito poco, ou NADA, para impedir que as pessoas cheguem ao México por sua Fronteira Sul, e depois aos Estados Unidos. Riem de nossas leis idiotas de imigração", afirmou o presidente americano.

As autoridades mexicanas "devem deter a droga e o fluxo de pessoas, ou eu vou deter seus ganhos, o Nafta. MURO NECESSÁRIO"

O movimento foi organizado pelo grupo Povo sem Fronteira com o lema de "Todos Somos Americanos de Nascimento". Migrantes mulheres, homens e crianças da Guatemala, El Salvador e Honduras iniciaram sua "Via Crucis Migrante 2018" em 26 de março com o objetivo de expor o calvário sofrido pelos viajantes em sua passagem pelo México.

"Esses grandes fluxos de pessoas estão tentando tirar proveito do Daca" disse Trump, referindo-se à regulamentação denominada Ação Deferida para Chegadas na Infância (Daca).

Trump derrogou o programa Daca, do governo Obama, que protege os imigrantes que chegaram ao em situação irregular quando eram crianças, mas atualmente essa lei está em disputa nos tribunais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação