Mundo

Ataque do Boko Haram deixa 18 mortos e 84 feridos na Nigéria

As pessoas foram assassinadas quando tentavam escapar da troca de tiros entre rebeldes e militares

Agência France-Presse
postado em 02/04/2018 08:32
Um ataque do grupo islamita Boko Haram em Maiduguri, a maior cidade do nordeste de Nigéria, deixou 18 mortos e 84 feridos no domingo à noite, anunciou nesta segunda-feira a agência local de gestão de emergências (SEMA). "No momento registramos 18 corpos nas áreas de Bale Shuwa e Bale Kura (na periferia de Maiduguri)", afirmou à AFP Benlo Dambatto, diretor da SEMA. "As pessoas foram assassinadas quando tentavam escapar da troca de tiros entre rebeldes e militares", disse.

"Agora seguimos para outro bairro da periferia, onde dois homens-bomba foram mortos pelo exército antes de um ataque", completou Dambatto. O ataque aconteceu por volta das 20H30 locais (16H30 de Brasília) de domingo. Os combates entre o exército e o grupo jihadista duraram quase uma hora, segundo fontes militares.

[SAIBAMAIS]Os combatentes tentaram realizar uma ação na capital do estado de Borno com um ataque a uma base militar na entrada da cidade, com homens-bomba e armas de fogo, disse um oficial que pediu anonimato. "Dezoito (combatentes) chegaram a pé para atacar a base, enquanto sete homens-bomba atacaram os civis em Bale Shuwar e Alikaranti", disse a fonte.

Maiduguri, cidade quase três milhões de habitantes, incluindo milhares de pessoas deslocadas pelo conflito no país, está ;cercada; por um muro de areia para evitar uma incursão do grupo jihadista. Mas os combatentes conseguiram escalar o muro, explicou Ba;Kura Abba Ali, membro das milícias civis que lutam ao lado do exército.

"Durante mais de uma hora excutamos grandes explosões e tiros na cidade", afirmou à AFP Ibrahim Gremah, morador de Maiduguri. A última tentativa de incursão na capital do estado de Borno, berço da seita islamita radical, acontecera na semana do Natal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação