Mundo

Seis pessoas morrem em manifestações de castas inferiores na Índia

Várias organizações de "dalits" iniciaram uma greve geral devido a anulação de uma lei que obrigava a prisão de quem agredisse pessoas de castas mais baixas

Agência France-Presse
postado em 02/04/2018 14:02
Nova Délhi, Índia - Ao menos seis pessoas morreram nesta segunda-feira (2/4) em manifestações de membros de castas inferiores na Índia, que protestavam contra uma decisão da Suprema Corte.

No mês passado, a corte anulou uma lei que obrigava a prisão sistemática de suspeitos de discriminar ou agredir pessoas de castas mais baixas, argumentando que esta lei poderia ser usada de forma abusiva.

Após a decisão, várias organizações de "dalits" (anteriormente conhecidos como "intocáveis"), representando uma população de 200 milhões de pessoas, do total de 1,25 bilhão de habitantes da Índia, iniciaram uma greve geral.

Houve protestos em vários estados do norte, como Punjab, Biahr e Rajasthan.

Em Madhya Pradesh (centro), quatro pessoas morreram nas manifestações, indicou à AFP Rishi Kumar Shukla, funcionário da polícia estadual.

"A situação está agora sob controle", disse ele.

Embora a discriminação dos "dalits" seja proibida pela Constituição, é uma realidade para milhões de pessoas.

Na semana passada, uma mulher "dalit" de Gujarat (oeste) foi espancada até a morte por possuir um cavalo, considerado um símbolo de poder e riqueza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação