Mundo

Caravana 'Via-crúcis Migratória' desiste de chegar à fronteira americana

A ONG "Pueblo sin fronteras" informou que o trabalho, que começou em 25 de março, termina na Cidade do México e quem desejar prosseguir terá apoio, mas precisará seguir sozinho

Agência France-Presse
postado em 04/04/2018 13:20
Pessoas mexendo em roupasMatías Romero, México - A ;Via-crúcis Migratória; de mais de mil centro-americanos que percorre o México e que enfureceu o presidente americano Donald Trump terminará seu trajeto na capital mexicana e não na fronteira com os Estados Unidos, informou nesta quarta-feira(4/4) a ONG Pueblo sin Fronteras.

"Nosso trabalho termina na Cidade do México e se outras pessoas precisarem de acompanhamento, teremos uma equipe de apoio na fronteira, mas terão que viajar por conta própria", indicou à AFP Irineo Mujica, diretor da ONG.
[SAIBAMAIS]
A caravana partiu em 25 de março de Tapachula, Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e já percorreu várias cidades mexicanas como Irapuato, Guadalajara, Tepic, Mazatlán e Culiacán.

Cerca de 80% são hondurenhos, e os outros, guatemaltecos, salvadorenhos e nicaraguenses.

A "Via-crúcis Migratória", que há 10 anos busca conscientizar sobre as agressões e os maus-tratos sofridos por milhares de pessoas na rota aos Estados Unidos, costuma ser realizada em trechos curtos dentro do território mexicano.

Mas, este ano, o protesto chegou aos ouvidos de Trump, que desde domingo escreveu diversos tuítes enfurecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação