Mundo

ONG israelense pede a soldados que não atirem contra palestinos desarmados

Na semana passada, 18 palestinos morreram quando foram atingidos por tiros durante manifestações perto da cerca de fronteira entre Gaza e Israel

Agência France-Presse
postado em 05/04/2018 09:43
A ONG israelense B;Tselem lançou nesta quinta-feira uma campanha que pede aos soldados do país que não atirem contra palestinos desarmados durante as manifestações previstas para sexta-feira na Faixa de Gaza. Os moradores de Gaza foram convocados a participar em novas manifestações ao final da oração de sexta-feira.

Na semana passada, 18 palestinos morreram quando foram atingidos por tiros durante manifestações perto da cerca de fronteira entre Gaza e Israel. O ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, advertiu que os palestinos que se aproximarem da fronteira "colocarão suas vidas em perigo".

[SAIBAMAIS]A B;Tselem publicou anúncios na imprensa com o título: "Desculpe comandante, não atiro". "Soldado, as ordens para atirar que podem provocar a morte de civis que não representam perigo para vidas humanas são ilegais", afirma a ONG.

A campanha foi criticada pelo ministro da Segurança Interna, Gilad Erdan, que pediu ao procurador-geral que acuse a B;Tselem por "incitação à sedição". "No que diz respeito às ordens, os soldados tratam qualquer atividade que coloque em perigo a segurança de Israel como operações terroristas", advertiu o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação