Publicidade

Correio Braziliense

Oito civis morrem em ataque a bastião rebelde sírio em Duma

Damasco e Moscou acusam, regularmente, os rebeldes de lançarem obuses e foguetes contra a capital


postado em 07/04/2018 09:00

(foto: Stringer/AFP)
(foto: Stringer/AFP)

Beirute, Líbano - Oito civis morreram neste sábado (7) em bombardeios em Duma, último bastião rebelde em Ghuta Oriental, onde o governo sírio retomou uma ofensiva para derrotar os insurgentes - informa o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A ONG disse não poder confirmar se os bombardeios aéreos foram realizados por aviões do governo Bashar al-Assad, ou de seu aliado, a Rússia.

Já a televisão síria noticiou que ataques rebeldes contra Damasco mataram seis civis. Damasco e Moscou acusam, regularmente, os rebeldes de lançarem obuses e foguetes contra a capital.

Duma é a última cidade sob controle rebelde na região síria de Ghuta Oriental, na periferia da capital. Com a ajuda da Rússia, as tropas sírias reconquistaram 95% de Ghuta, graças a uma violenta ofensiva aérea e terrestre, somada a negociações para a retirada dos rebeldes.

Em uma tentativa aparente de pressionar a retirada do Yaish al-Islam, grupo islamista que controla a cidade, o governo sírio retomou ontem os bombardeios contra Duma, após mais de uma semana de relativa calmaria.

Bombardeios aéreos e disparos de artilharia deixaram 40 civis mortos, incluindo oito crianças, na sexta-feira, informou o OSDH.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade