Mundo

Greve de trens na França já custou 100 milhões de euros a empresa estatal

O custo é de quase 20 milhões por dia, segundo o diretor geral da SNCF, estatal de trens da França

Agência France-Presse
postado em 09/04/2018 10:50
manifestantes na FrançaParis, França - A greve dos funcionários do sistema ferroviário já custou 100 milhões de euros à SNCF, a empresa estatal de trens da França, afirmou o diretor geral da companhia, Guillaume Pepy.

"O custo da greve é de quase 20 milhões de euros por dia", afirmou Pepy à imprensa.

Os sindicatos convocaram a greve para protestar contra uma reforma anunciada pelo governo de Emmanuel Macron, que pretende modificar os estatutos da SNCF e de seus funcionários.

Os sindicatos programaram 36 dias de greve intermitente, com duas jornadas por semana, até o fim de junho. As manifestações começaram em 3 de abril.

Nesta segunda-feira (9/4), quarto dia de greve, apenas um de cada cinco trens de alta velocidade (TGV) circulavam na França.

O governo afirma que não recuará no projeto de reforma. Os sindicados alegam ter um grande apoio público, com mais de 510.000 euros prometidos em um fundo para compensar a perda salarial dos funcionários em greve.

O presidente Emmanuel Macron, que não falou publicamente sobre o conflito, concederá uma entrevista coletiva na quinta-feira (12/4).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação