Mundo

Trump promete decisões importantes sobre a Síria nos próximos dias

Trump condenou o que classificou como um "odioso ataque a inocentes" sírios em Duma, no início de sua reunião de gabinete na Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 09/04/2018 16:37
Trump condenou o que classificou como um Washington, Estados Unidos - O presidente americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (9/4) que tomará decisões importantes sobre a Síria dentro de um ou dois dias, depois de advertir que Damasco tem "um alto preço a pagar" pelo suposto ataque químico contra uma localidade controlada por rebeldes.

Trump condenou o que classificou como um "odioso ataque a inocentes" sírios em Duma, no início de sua reunião de gabinete na Casa Branca.

"Isso é sobre a humanidade. Não se pode permitir que aconteça", declarou Trump, acrescentando que anunciará sua decisão nas próximas 24-48 horas. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, por sua vez, apontou o papel da Rússia no ataque e advertiu que não exclui uma resposta militar.

"A primeira coisa a considerar é por que ainda estão usando armas químicas, quando a Rússia foi garantidor da retirada de todas as armas químicas" na Síria, declarou Mattis no Pentágono, em uma reunião com o seu colega do Catar.

"Trabalhando com nossos aliados e parceiros da Otan ao Catar e outros, vamos considerar a situação ... e neste momento eu não descarto nada", acrescentou.

Já o presidente russo Vladimir Putin alertou contra provocações e especulações classificadas como inadmissíveis sobre o suposto ataque químico na Síria em uma conversa por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel, indicou o Kremlin em um comunicado.

Na conversa com Merkel, "a parte russa chamou a atenção sobre o caráter inadmissível das provocações e especulações" sobre este ataque supostamente ocorrido na cidade de Duma, reduto rebelde de Ghuta Oriental. Já o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, indicou em um comunicado que na conversa por telefone a chanceler condenou os novos ataques com gás na cidade síria de Duma.

Segundo os Capacetes Brancos, um grupo de socorro na zona rebelde, e a ONG médica Syrian American Medical Society (SAMS), o ataque que supostamente ocorreu no sábado teria deixado 48 mortos, uma informação que ainda não pode ser verificada por fontes independentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação