Mundo

Kremlin: canal de comunicação entre forças da Rússia e EUA está ativo

Essa conexão, cuja suspensão foi anunciada várias vezes nos períodos de tensão, tem um papel-chave para evitar os incidentes no terreno e no céu sírio

Agência France-Presse
postado em 12/04/2018 09:52
Putin e TrumpMoscou, Rússia - O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (12/4) que o canal de comunicação entre militares russos e americanos sobre as operações na Síria, destinado a evitar incidentes, está ativo, no momento em que o governo dos Estados Unidos ameaça atacar o regime de Damasco.

Este canal "se encontra ativo, e a linha é utilizada dos dois lados", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Essa conexão, cuja suspensão foi anunciada várias vezes nos períodos de tensão, tem um papel-chave para evitar os incidentes no terreno e no céu sírio.

Trata-se de uma linha telefônica especial entre o centro de comando das operações aéreas da coalizão, situado no Catar, e seu equivalente russo.

Além da linha telefônica, russos e americanos chegaram a um acordo para respeitar certas pautas em suas operações, como convenções nas frequências de rádio, necessárias nas trocas entre pilotos dos dois países.
[SAIBAMAIS]
Russos e americanos também usaram este canal para definir zonas consideradas muito sensíveis por um dos dois e onde qualquer intrusão seria considerada uma ameaça.

Liderados pelos Estados Unidos, os ocidentais ameaçaram o governo de Bashar al-Assad com ataques iminentes, após responsabilizá-lo por um suposto ataque químico no início de abril no bastião rebelde de Duma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação