Mundo

Defesa de Cosby ataca credibilidade de ex-modelo que denuncia estupro

Cosby, de 80 anos, pode passar o resto da vida atrás das grades se for considerado culpado por drogar e agredir sexualmente a ex-funcionária universitária Andrea Constand, hoje com 44 anos, em sua casa na Filadélfia em 2004

Agência France-Presse
postado em 12/04/2018 15:21
Norristown, Estados Unidos -O advogado de defesa de Bill Cosby atacou ferozmente nesta quinta-feira (12) a credibilidade da ex-modelo Janice Dickinson, que contou ao júri que o popular ator a estuprou há 36 anos em um hotel da Califórnia após lhe dar um comprimido azul a deixou grogue e enjoada.

Cosby, de 80 anos, pode passar o resto da vida atrás das grades se for considerado culpado por drogar e agredir sexualmente a ex-funcionária universitária Andrea Constand, hoje com 44 anos, em sua casa na Filadélfia em 2004.

A permissão do juiz para que outras cinco mulheres que acusam o ator de agressão sexual prestem depoimento em seu processo é o maior desafio para a defesa. Dickinson é a quarta acusadora a testemunhar ante o júri.

A ex-modelo contou como, em 1982, quanto estava em Bali trabalhando como modelo, o ator lhe enviou uma passagem de avião para se encontrar com ela em Lake Tahoe, na Califórnia. Disse que aceitou porque sonhava com uma carreira de atriz e achou que Cosby, a quem apenas conhecia, poderia ajudá-la.

Cosby a esperou no hotel com roupas novas de inverno e jantaram tomando vinho. Quando Dickinson se queixou de cólicas, ele lhe deu um comprimido azul que a deixou completamente aturdida.

Contou que depois Cosby a estuprou e deixou "muito, muito dolorida", "em choque e humilhada".

"Subiu em cima de mim e seu roupão se abriu. Lembro que sentia o cheiro de cigarros, café expresso e do seu corpo", disse Dickinson. "Pensava ;o que diabos está fazendo?; Não consenti isso. Não havia dito que sim".

"Perdi a consciência depois que ele me penetrou. Foi asqueroso", contou ao júri a ex-modelo, hoje mãe e avó de 63 anos. "Acordei no dia seguinte no meu quarto. Não sabia onde estava" e "vi sêmen entre as minhas pernas e sentia dor no ânus".

O advogado de Cosby, Tom Mesereau, famoso por conseguir a absolvição de Michael Jackson por abuso sexual de um menor de idade, afirma que as acusadoras são vigaristas mesquinhas que só querem o dinheiro do ator.

O primeiro julgamento contra o ator, um pioneiro que derrubou as barreiras raciais na televisão e foi o primeiro afro-americano a vencer um Emmy em 1996, foi anulado em junho porque o júri não chegou a um veredicto unânime.

As denúncias por agressão sexual mancharam o legado do ator de comédia adorado por milhões de pessoas por sua interpretação de Cliff Huxtable, um ginecologista e carinhoso pai de família na série de televisão "The Cosby Show".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação