Mundo

Academia Sueca destitui secretária permanente após escândalo de assédio

"A Academia quer que eu deixe meu cargo de secretária permanente", anunciou Sara Danius ao fim de uma reunião da instituição

Agência France-Presse
postado em 12/04/2018 17:53
Suécia -Sacudida por revelações de assédio sexual, a Academia Sueca, que concede todo ano o Prêmio Nobel de Literatura, destituiu seu secretária permanente, a sueca Sara Danius, anunciou nesta quinta-feira (12) a instituição.

"A Academia quer que eu deixe meu cargo de secretária permanente", anunciou Sara Danius ao fim de uma reunião da instituição.

"Decidi também deixar meu assento, a de número 7. Esta decisão é imediatamente efetiva", acrescentou, dizendo que teria gostado de "continuar" na Academia.

A onda de denúncias generalizadas que vieram à tona com o movimento #metoo permitiu em novembro a revelação de relações estreita entre a Academia e "uma personalidade do mundo da cultura" de nacionalidade francesa acusada de estupros e agressões sexuais por acadêmicas, esposas de acadêmicos, suas filhas e outras mulheres.

Em novembro passado, o jornal Dagens Nyheter publicou os testemunhos de 18 mulheres que afirmavam ter sofrido violência ou assédio por parte dessa pessoa, marido de uma acadêmica sueca, a poetisa e dramaturga Katarina Frostenson.

A academia rompeu suas relações com o francês e pôs fim aos subsídios ao local de exposições que dirige em Estocolmo, frequentado pelas elites culturais.

Iniciou ainda uma investigação interna e contratou um escritório de advogados. Ainda não se sabem das conclusões. Os acadêmicos estão sujeitos a um estrito dever de reserva.

Essas medidas não impediram que a Academia entrasse em uma grave crise, que levou no dia 6 de abril à renúncia de três acadêmicos, contrários à decisão do organismo de reafirmar sua confiança em Katarina Frostenson, que finalmente também renunciou nesta quinta-feira.

Sara Danius, professora de literatura na Universidade de Estocolmo, secretária permanente desde 2015, era a primeira mulher a chegar a um cargo com essa responsabilidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação