Mundo

Oposição quer que Cúpula das Américas rejeite eleição na Venezuela

Na eleição de 20 de maio, o presidente Nicolás Maduro buscará a reeleição

Agência France-Presse
postado em 13/04/2018 16:20
A oposição venezuelana pediu nesta sexta-feira aos governos que presentes na Cúpula das Américas em Lima que rejeitem a eleição de 20 de maio, em que o presidente Nicolás Maduro buscará a reeleição. "Que todos os países assinem uma declaração rejeitando a pretensão de fazer um parapeito em 20 de maio", exortou o deputado Negal Morales em nome da Frente Ampla, que reúne os principais partidos da oposição e organizações civis.

Durante um comício no consulado do Peru em Caracas, Morales considerou necessário colocar a Venezuela "no epicentro da Cúpula", que acontece nesta sexta-feira e sábado, devido à grave crise sócio-econômica no país.

Os principais grupos políticos de oposição, reunidos na Mesa da Unidade Democrática (MUD), decidiram boicotar a eleição, denunciada como uma "fraude para perpetuar Maduro". "Não será uma eleição presidencial livre. Ela descumpre os princípios ditados pela lei", denunciou Susana Rojas, membro da Frente Ampla.

A Venezuela atravessa uma séria crise com hiperinflação e escassez de alimentos e medicamentos. Especialistas em migração estimam que entre 400.000 e 500.000 venezuelanos deixaram o país nos últimos dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação