Mundo

EUA envia 'mensagem clara' a Bashar al Assad, diz secretário da Defesa

"É o momento de as nações civilizadas se unirem com urgência para acabar com a guerra civil, apoiando o processo de paz liderado pelas Nações Unidas", declarou o general Jim Mattis

Agência France-Presse
postado em 13/04/2018 23:29
O secretário americano da Defesa, general Jim Mattis, declarou nesta sexta-feira (14/4) que Washington enviou "uma mensagem clara" ao líder sírio, Bashar al Assad, diante do uso de uma arma química no sábado passado na região de Duma.

[SAIBAMAIS]"Enviamos uma mensagem clara", disse Mattis sobre os ataques ordenados pelo presidente Donald Trump contra múltiplos alvos na Síria, com o apoio de forças britânicas e francesas.

Mattis afirmou que chegou o momento de a comunidade internacional se unir para acabar com o banho de sangue que se arrasta há vários anos na Síria.

"É o momento de as nações civilizadas se unirem com urgência para acabar com a guerra civil, apoiando o processo de paz liderado pelas Nações Unidas", declarou o general Mattis durante entrevista coletiva no Pentágono.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, manifestou neste sábado seu apoio aos bombardeios de Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria, em resposta a supostos ataques químicos realizados pelo regime de Bashar al Assad há uma semana.

"Isto vai reduzir a capacidade do regime de voltar a atacar o povo da Síria com armas químicas", disse Stoltenberg em um comunicado divulgado após o anúncio da operação.

Invisíveis ao radar

Mattis afirmou ainda que os ataques aéreos contra a Síria foram pontuais e tiveram como alvo três locais nos arredores de Damasco onde se suspeita que o regime de Bashar al Assad produza e armazene armamentos químicos. "Por ora, não temos novas ações planejadas." O secretário de Defesa destacou ainda que "não houve relato de dano" entre as forças dos EUA e dos aliados.

De acordo com o general Joseph Dunford, o ataque durou menos de uma hora. Segundo a rede CNN, foram utilizados na ação militar bombardeiros B-1, invisíveis ao radar.

Cerca de uma hora antes, o presidente americano, Donald Trump, ressaltou que os ataques ocorrerão "até que o regime sírio deixe de utilizar armas químicas contra civis". "Sustentaremos esta ação tanto quanto for necessário", disse.
Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação